sexta-feira, 16 de julho de 2010

História

Fotos da Estação incendiada





A primeira fase da história de Barra Mansa prolongou-se desde sua fundação até sua chegada a categoria de cidade em 1857. Depois desta data, o centro social econômico barramansense entra em um período ainda mais intenso do que verificado até então. Desde 1844, Barra Mansa decididamente se interessou pela construção de uma estrada de ferro que pusesse em comunicação com a Capital do Brasil.
    Daí o seu apoio ao plano de construção de que trata a lei de 07 de março de 1840, que devia unir Sarapuí (na baía de  Niterói) até Iguaçu.
    No século XIX, a Estação Ferroviária se fazia necessário para o desenvolvimento de Barra Mansa, pois esta era o centro de serviços e comercialização das prósperas fazendas de café. A inauguração da ferrovia assinala uma nova etapa da história urbana não somente pela agilidade de escoamento da produção agrícola, mas também pela maior facilidade comunicação em ferrovia ajudou a definir nova vocação industrial que se manteve na cidade de Barra Mansa. A antiga Estação representa assim um marco histórico no desenvolvimento da cidade. 
    A velha Estação foi inaugurada em 16 de setembro de 1871, naquele dia, Barra Mansa recebeu a visita do Príncipe Gastão de Orleans, o Conde D’Eu e da Princesa Isabel.
    Com a inauguração da Estação foi construída a estrada de ferro Pinheiral __ Barra Mansa, impulsionando o progresso na região.
    Com a conclusão do trecho da Ferrovia D. Pedro II tudo começou a mudar e o desenvolvimento veio logo. Toda produção então, passou a ser transportada diretamente para a Corte, por trens, partindo de Barra Mansa, tendo como base  a majestosa Estação, marca imponente de um passado distante no meio dos modernos prédios que foram surgindo. Junto à Estação havia um enorme armazém, que foi demolido.
    A batalha para a construção do ramal ferroviário com destino à São Paulo, passando por Barra Mansa, tem sua história voltada para 1865, quando era presidente da Câmara Municipal José Gomes Varela Lessa, que passou a dar maior atenção ao prolongamento da estrada de ferro.
    O presidente seguinte, um dos maiores paladinos da história política de Barra Mansa, Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, deu prosseguimento à luta e não desistiu até que a reivindicação fosse aceita. O governo enfim deu início às obras projetadas, culminando com a inauguração da Estação em 1871.
    O núcleo da construção de alvenaria convencional tem planta retangular e dois pavimentos. O aspecto mais notável é a estrutura de ferro da cobertura da plataforma de embarque.
    Mesmo depois do declínio da cultura do café a ferrovia ajudou a definir nova vocação industrial que se mantém até hoje em Barra Mansa.
    A Antiga Estação representa assim um marco histórico no desenvolvimento da cidade.
    Com a desativação da estrada de ferro o edifício ficou em total abandono e chegou a incendiar-se. Uma comissão de recuperação foi organizada para que o prédio não fosse destruído por inteiro. Diversos setores da área comercial e política, representantes civis e entidades culturais se uniram para preservação deste patrimônio.
    O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 16 de outubro de  1987. Em 1988, foi restaurado para abrigar um Centro Cultural. Em 1º de Novembro de 1989 teve seu tombamento definitivo. E hoje, está entre os bens tombados pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
    A partir de 1995, a Biblioteca Pública Municipal Profª Adelaide da Cunha Franco passou a funcionar no prédio da antiga Estação. Anteriormente a Biblioteca já chegou a funcionar na Rua Bernardino Silva, localizada ao lado do Escritório do SAAE e também na Galeria das Flores.
    A antiga Estação abrigou a biblioteca por mais de uma década. Em 28 de outubro de 2007, ela foi transferida para o Palácio Barão de Guapi.
    Um ano mais tarde, a Estação Ferroviária passou por mais algumas reformas para ser transformada em um espaço voltado para as artes plásticas.
    Em 01 de julho de 2009, foi inaugurado o Centro de Cultura Estação das Artes. No local é realizado exposições locais, de acervos, além de oferecer aulas e oficinas para crianças da rede  municipal de ensino.
    O projeto Estação das Artes é voltado para as artes plásticas, mas recebe eventos culturais em diversas linguagens, palestras, apresentações de teatro, coral.    A antiga Estação Ferrovia de Barra Mansa é um patrimônio cultural que deve ser preservado. É dever de todos conservar este patrimônio para que não venha a ser destruído ou descaracterizado. A preservação permitirá às populações futuras a oportunidade de conhecer e compreender melhor a sua cidade atribuindo-lhe novo valor e intervindo positivamente nela.
    O prédio da Estação Ferroviária, inaugurado em 1871, entre outros, é de relevante importância histórica no desenvolvimento da cidade de Barra Mansa.

   

Um comentário:

  1. Gostaria que me informassem se existe fotos da antiga estação da RMV; ficava no atual estacionamento de carros na área da FCA. Existia uma escada ligando o viaduto até ela. Foi demolida nos anos 80.

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