sábado, 17 de julho de 2010

Exposições de 2009

01 de julho a 06 de setembro de 2009

Fotografias de Lúcia Vilaseca e Jesse Chiesse

   Os artistas utilizam da fotografia como sua linguagem poética para seus trabalhos artísticos.
   Lúcia, atualmente, registra a arquitetura de diferentes países pelos quais já visitou, e de seus habitantes. Nas suas obras expostas na Estação das Artes, fotografou idosos em seu ambiente.
   Jesse registra objetos, pessoas e lugares em tons melancólicos.
   O trabalho de ambos é uma homenagem a fotografia e a arte brasileira contemporânea.

Por Jesse Chiesse
Por Lúcia Vilaseca


__


25 de setembro a 30 de outubro

Vus dan la rue. Paris-Rio de janeiro. Loran Brunet

(...) Loran Brunet ao desembarcar no Brasil foi acordado pelos odores, pela profusão de cores e sons do Rio de Janeiro.(...)
Ao retornar a Paris a percebeu como sempre, no mesmo lugar, com o mesmo encanto e charme, porém exibindo algo provocador (...). Sua imaginação poética recriou então o universo cotidiano das duas cidades, campo fértil para uma reflexão.
Nesta produção sua fatura estética se dá ora pela linha reta, formal e rígida, ora pela linha diagonal, tensa,sensual e despojada. Loran oferece ao observador - através de sua visão da cidade- a oportunidade de ver e compreender e por si mesmo descobrir a linha tênue que liga a cidade maravilhosa a La Ville Lumiére, com suas analogias e diversidades, com seu charme e com vigor a transitoriedade e fragilidade do homem, do espaço e do tempo; complementados pela cor que transparece sensações.
(...)

Texto: Fugacidade humana, por Carla Giovana Rolim


por Loran Brunet


__



06 de novembro a 07 de dezembro

Labib - Pinturas e esculturas. Beth Abi.
O feminino é uma presença constante nas diversas fases da obra de Beth Abi (...).
Acredito que, dentre os títulos conferidos pela artista às suas mostras anteriores, Labib, o título deste novo capítulo que aqui se publica, apresenta-se como um signo mais preciso do imaginário feminino (...).
A obra de Beth Abi pede um olhar sensível e destituído de pressa (...).
A capacidade de misturar questões provenientes das poéticas do gesto, inscritas no modernismo, com as questões advindas de sua ascendência árabe, permite a Beth Abi participar das discussões estéticas que se desenvolvem na contemporâneidade.

Texto: Labib, por Ronaldo Auad.


__



12 de dezembro a 30 de janeiro

Imagens da Fé. Fotografias de Claudio Crovato.

Manifestação de fé que acontece todos os anos no dia 20 de janeiro, a procissão de São Sebastião se configura na maior demonstração da crença do povo no Santo padroeiro da cidade de Barra Mansa, uma homenagem ao protetor dos fracos e oprimidos.
Incentivado por este momento de pura entrega produzi este inventário fotográfico que registra a maior e mais importante festa (evento cultural) do município.
Exibindo fotografias e vídeos de cenas da procissão, este trabalho pretende registrar 10 anos da festa do dia do padroeiro e da procissão, tendo como resultado final um longa- metragem: São Sebastião, Santo Guerreiro.

Texto: São Sebastião. Santo guerreiro, por Cláudio Crovatto.

São Sebastião, por Crovatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário