terça-feira, 20 de julho de 2010

Oficina de Artes Visuais


Introdução

Nas artes visuais temos a seguintes formas: pintura, escultura, desenho, gravura, e outras modalidades na área da tecnologia e estética nesse século XXI como a fotografia, artes gráficas, vídeo, arte em computação, performance, desenho industrial. Essas modalidade artísticas tem as suas características e contato entre elas, onde o educando possa expressar – se e comunicar – se com o outro e com o mundo que o cerca.
Nos cursos de arte o professor deve levar uma proposta educacional sendo um mediador, para que o educando passe por várias experiências motivado a criar, perceber, imaginar, ser sensível, conhecer e produzir expressões artísticas individuais ou em grupo. O aluno através das experiências está trabalhando os elementos visuais específicos e suas relações com o espaço bidimensional e tridimensional.

Sobre o projeto

O Projeto será realizado no Centro de Cultura Estação das Artes no centro de Barra Mansa, visando atender crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino. Este projeto conta com a importantíssima parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação, com intuito de promover a integração dos alunos ao universo da arte, para que venham compreender a visão do mundo e posicionar-se de maneira crítica diante o objeto artístico e cultural, diante da sociedade e do grupo em que vive, estabelecendo-se assim, como cidadão ativo e participante de sua comunidade. Segundo o texto base da conferência nacional de cultura, estabelecido pelo MINC (Ministério da Cultura), Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura devem caminhar e gerir projetos em parceira para que os resultados sejam amplos e de excelência. De acordo com este pensamento o Município de Barra Mansa vem cumprindo com primor seu papel, apoiando a preservação, a cultura e a arte.
O projeto constitui – se em aulas na área de linguagem visual com: História da Arte, Desenho, Pintura e Gravura e demais linguagens artísticas.
Será ministrado por uma professora habilitada na área de arte com apoio de estagiárias, sendo supervisionado pela coordenadora do projeto.
Estas aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino com turmas em turno inverso ao turno do aluno na escola. As aulas terão duas horas de duração, com apresentação de imagens e filmes, proposição de exercícios e trabalhos de conclusão. O local das aulas será nas dependências do Centro de Cultura Estação das Artes.
           As atividades serão de acordo com a faixa etária dos participantes. Todas as tarefas propostas serão orientadas pela coordenadora do projeto, juntamente com a professora que irá ministrar as aulas, para um melhor funcionamento do curso.

Imagens das aulas de 2009:




Nenhum comentário:

Postar um comentário